Mercadoria em trânsito: saiba o que fazer para contabilizar

  1. contabilização de mercadorias em trânsito

Quer saber como fazer a contabilização de mercadoria em trânsito? Apesar de ser um procedimento cada dia mais comum, muitas empresas ainda não sabem como agir nesses casos.

Nos últimos anos a globalização ganhou força e hoje é muito simples comprar produtos de outros estados, países e continentes. Isso potencializou nosso poder de compra e o acesso a maior diversidade de produtos.

Por outro lado, precisamos aguardar o prazo de entrega que muitas vezes demora até mesmo meses. Essa questão também acontece com empresas e nestes casos é um pouco mais complicado.

Então como fazer a contabilização de mercadorias em trânsito de maneira correta para evitar problemas fiscais? É isso que vamos te mostrar a seguir.

O que é mercadoria em trânsito?

A mercadoria em trânsito é qualquer produto que foi comprado e ainda está no processo de envio, transporte e entrega. Isso quer dizer que ele já não está mais com o vendedor, mas ainda não chegou ao comprador.

É nesse momento que as empresas têm problema para declarar os produtos, afinal, o produto ainda é de responsabilidade do vendedor ou já pertence ao comprador?

Isso depende de quem pagou o frete, o responsável pelo pagamento do serviço será o responsável pela mercadoria em trânsito. Quase sempre esse pagamento é feito pelo comprador e por isso ele se torna o proprietário.

Mais importante que saber quem é o responsável pelo produto, até porque isso é difícil de ser definido, é saber como declarar no seu balanço periódico.

Como fazer a contabilização de mercadorias em trânsito

Saber como contabilizar mercadoria em trânsito é mais simples do que você imagina. Basta entender as instruções abaixo.

Quando acontecer de ter mercadorias em trânsito no momento do balanço, o correto é o contador lançar esses produtos em seu livro de registro fiscal separadamente das outras mercadorias, da seguinte maneira:

  • D- Estoque em trânsito
  • C- Estoques

Depois que a mercadoria em trânsito for entregue, seu contador responsável deverá mudar o lançamento para:

  • D- Clientes
  • C- Estoques em trânsito.

O que é estoque de mercadorias em trânsito?

Agora você pode estar se perguntando o que é estoque de mercadorias em trânsito. Calma que nós vamos te ajudar a entender melhor esse termo.

O estoque de mercadorias em trânsito é usado para todos os produtos adquiridos em uma empresa e que até o dia do balanço não haviam sido entregues à empresa compradora.

Esse termo é usado justamente para englobar compras que não se encaixam nos outros grupos de produtos. Afinal, se o produto ainda não está fisicamente disponível em seu estoque, ele não pode ser contabilizado como tal.

Contrate uma empresa especializada!

A contabilização de mercadoria em trânsito precisa ser feita da maneira certa para evitar qualquer problema fiscal. Por isso, o ideal é buscar ajuda de um profissional especializado para ter mais tranquilidade nesse processo.

A São Vicente Contabilidade é uma empresa que possui contadores e profissionais especializados em diversas áreas e pode te ajudar com essas e outras questões importantes.

Entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *