Mercadoria em trânsito: saiba o que fazer para contabilizar

Quer saber como fazer a contabilização de mercadoria em trânsito? Apesar de ser um procedimento cada dia mais comum, muitas empresas ainda não sabem como agir nesses casos.

Obrigado por ler este post, ficou com algum dúvida fale com um de nossos especialistas. CLIQUE AQUI

Nos últimos anos a globalização ganhou força e hoje é muito simples comprar produtos de outros estados, países e continentes. Isso potencializou nosso poder de compra e o acesso a maior diversidade de produtos.

Por outro lado, precisamos aguardar o prazo de entrega que muitas vezes demora até mesmo meses. Essa questão também acontece com empresas e nestes casos é um pouco mais complicado.

Então como fazer a contabilização de mercadorias em trânsito de maneira correta para evitar problemas fiscais? É isso que vamos te mostrar a seguir.

O que é mercadoria em trânsito?

A mercadoria em trânsito é qualquer produto que foi comprado e ainda está no processo de envio, transporte e entrega. Isso quer dizer que ele já não está mais com o vendedor, mas ainda não chegou ao comprador.

É nesse momento que as empresas têm problema para declarar os produtos, afinal, o produto ainda é de responsabilidade do vendedor ou já pertence ao comprador?

Isso depende de quem pagou o frete, o responsável pelo pagamento do serviço será o responsável pela mercadoria em trânsito. Quase sempre esse pagamento é feito pelo comprador e por isso ele se torna o proprietário.

Mais importante que saber quem é o responsável pelo produto, até porque isso é difícil de ser definido, é saber como declarar no seu balanço periódico.

Como fazer a contabilização de mercadorias em trânsito

Saber como contabilizar mercadoria em trânsito é mais simples do que você imagina. Basta entender as instruções abaixo.

Quando acontecer de ter mercadorias em trânsito no momento do balanço, o correto é o contador lançar esses produtos em seu livro de registro fiscal separadamente das outras mercadorias, da seguinte maneira:

  • D- Estoque em trânsito
  • C- Estoques

Depois que a mercadoria em trânsito for entregue, seu contador responsável deverá mudar o lançamento para:

  • D- Clientes
  • C- Estoques em trânsito.

O que é estoque de mercadorias em trânsito?

Agora você pode estar se perguntando o que é estoque de mercadorias em trânsito. Calma que nós vamos te ajudar a entender melhor esse termo.

O estoque de mercadorias em trânsito é usado para todos os produtos adquiridos em uma empresa e que até o dia do balanço não haviam sido entregues à empresa compradora.

Esse termo é usado justamente para englobar compras que não se encaixam nos outros grupos de produtos. Afinal, se o produto ainda não está fisicamente disponível em seu estoque, ele não pode ser contabilizado como tal.

Contrate uma empresa especializada!

A contabilização de mercadoria em trânsito precisa ser feita da maneira certa para evitar qualquer problema fiscal. Por isso, o ideal é buscar ajuda de um profissional especializado para ter mais tranquilidade nesse processo.

A São Vicente Contabilidade é uma empresa que possui contadores e profissionais especializados em diversas áreas e pode te ajudar com essas e outras questões importantes.

Entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre nossos serviços.

Facebook
Twitter
Email
Print