A substituição tributária progressiva é uma possibilidade interessante para algumas empresas. Todavia, é preciso entender o que é, para que serve e quais as vantagens da decisão.
Dessa forma, é possível identificar se ela é mesmo a melhor alternativa para seu negócio a partir de uma análise detalhada realizada por seu contador.
Nós trouxemos algumas dicas e informações sobre o tema. Confira tudo a seguir.
O que é substituição tributária progressiva?
Trata-se de uma forma de arrecadação de tributos permitida pelo Governo brasileiro. Ela atribui ao contribuinte a responsabilidade pelo pagamento do imposto devido por seu cliente.
Com a substituição tributária progressiva, o recolhimento dos tributos se dá antes da ocorrência de fato gerador.
E atualmente o procedimento é muito usado para a cobrança do ICMS, mas também permite o recolhimento de IPI.
Todavia, a simplificação depende de uma série de fatores para que possa ser aplicada. O ideal é que a empresa passe por uma avaliação de um contador experiente. Assim, ela pode ser orientada se a substituição tributária progressiva é uma boa possibilidade para ser aproveitada.
Para que serve a substituição tributária progressiva?
A substituição tributária progressiva tem o objetivo de facilitar a fiscalização de tributos que incidem várias vezes no decorrer de uma cadeia de circulação de produtos ou serviços.
O ICMS, por exemplo, é um ótimo tributo no qual se basear quando o assunto é recolhimento no modelo de substituição tributária progressiva.
Uma vez que, o tributo incide em vários momentos na cadeia de venda de produtos ou serviços. Por isso, o ICMS pode ser recolhido de uma vez só como se fosse um tributo monofásico ao recorrer ao método de substituição.
Dessa forma, é possível simplificar o recolhimento de tributos. Todavia, é preciso ter a análise de um bom contador para orientar o pagamento sem equívocos.
Qual a vantagem da substituição?
A principal vantagem de recorrer à substituição tributária progressiva se dá justamente pela simplificação que o modelo oferece.
Afinal, impostos que incidem em vários momentos das transações tendem a complicar a apuração.
Ao recolher como se fosse um tributo monofásico, a empresa consegue fazer a quitação de forma mais simples. Isso garante que ela esteja em dia com suas obrigações fiscais e tributárias.
Ao simplificar a quitação de impostos a empresa ganha fôlego, evitando que o excesso de burocracia tome tempo e recursos da equipe. Portanto, toda simplificação em um país com os tributos complexos como o Brasil acaba sendo de grande vantagem.
São Vicente Contabilidade: equipe qualificada para seu negócio
A São Vicente Contabilidade tem uma equipe qualificada para atender todas as demandas de seu negócio!
Nosso time de contadores é altamente especializado. Eles contribuem para negócios de médio e grande porte que atuam com lucro presumido e lucro real em São Paulo.
Afinal, simplificar tributos e ter especialistas lidando com os pagamentos ajuda sua empresa a ganhar fôlego. Bem como, evitar equívocos que podem custar muito caro.