Lucro Real: Como usar balancetes de suspensão ou redução do imposto

De acordo com a Receita Federal, empresas optantes pelo lucro real podem pagar o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) com base no lucro real trimestral ou por estimativa, sendo que, ao pagar a primeira cota, a opção torna-se irretratável para todo o exercício.

Uma empresa que utiliza o regime tributário de lucro real pode reduzir ou suspender o pagamento do IRPJ e da Contribuição Social (CSLL) mensal, desde que demonstre, através de balanços ou balancetes, que o valor acumulado em determinado período, já pago, excede o valor do imposto devido. Para essa operação é preciso apresentar balancetes de suspensão ou redução devidamente executados.

Já nos recolhimentos por estimativa, caso a empresa levante balanços ou balancetes de suspensão, demonstrando que o recolhimento por estimativa foi maior que o devido (em relação ao seu lucro real), poderá suspender ou reduzir os valores da estimativa paga. Isso é o que se chama de estimativa monitorada por balancetes mensais. Opta-se por recolhimentos mensais por estimativa, apura-se o valor mensal a recolher com base no lucro real obtido a partir do lucro demonstrado em balancetes acumulados e compara-se com o montante já recolhido.

O que é balancete de redução?

O balancete de redução diminui o imposto de renda poisa apuração pelo lucro real apresenta valor a recolher menor, em comparação com a apuração embases estimadas. A redução ocorre quando a empresa, em um determinado mês, demonstra por balanço/balancete de redução que o valor apurado do imposto menos o valor já pago em período acumulado é inferior ao cálculo pela estimativa como base na receita.

O que é balancete de suspensão?

O balancete de suspensão suspende o imposto de renda poisa apuração pelo lucro real não apresenta nenhum valor a recolher, quando comparado com a apuração estimada. A suspensão do recolhimento do imposto ocorre quando a empresa demonstra através de balancete de suspensão mensal que o resultado acumulado de janeiro até presente mês, resultou em prejuízo fiscal, inexistindo imposto a pagar.

A São Vicente Contabilidade tem uma equipe capacitada para auxiliar sua empresa, tributada pelo lucro real ou presumido, a pagar menos impostos de forma legal. Somos especialistas em assessoria contábil com foco nas suas necessidades de negócio. Consulte-nos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *