Qual a diferença de holding familiar e holding patrimonial?

Holding familiar e holding patrimonial são duas opções atrativas para quem busca gerenciar e controlar diferentes bens.

Decisões, deliberações sociais e estruturação da holding são atrativos para a facilitação da sucessão dos bens para futuras gerações da família. Dessa forma, ela possibilita um panorama de boa gestão do patrimônio de modo lucrativo.

Assim como, é uma ótima opção de modelo para algumas empresas estruturarem a holding patrimonial. Nós vamos te explicar em detalhes a diferença entre holding familiar e holding patrimonial.

Diferenças entre holding familiar e holding patrimonial

Ambos os modelos não divergem muito no significado e objetivo. Isso porque toda holding estrutura uma sociedade para proteger um patrimônio e garantir sua gestão com excelência.

Quando se trata de uma holding familiar, parentes como irmãos, suas esposas e até mesmo primos podem se reunir para controlar os bens que possuem.

A estruturação se dá com um quadro de sociedade pré-definido, constituído pelos membros da família que podem atuar na gestão profissionalmente.

As deliberações ficam por conta dos sócios que terão vez e voto de acordo com a estruturação societária da holding.

A holding patrimonial tem o mesmo tipo de funcionamento. Mas ela se configura pelo controle de um determinado patrimônio sem que necessariamente os envolvidos formem uma família.

Quais as vantagens de holding familiar e holding patrimonial

Existem inúmeras vantagens relacionadas ao modelo de holding familiar e patrimonial, entre elas:

  • Redução da carga tributária;
  • Gestão eficaz e perpetuação do patrimônio;
  • Facilidade em relação ao planejamento sucessório, com todas as regras já definidas no contrato social da holding;
  • Proteção dos bens da família;
  • Melhora significativa na gestão econômica e financeira do patrimônio graças à centralização do mesmo.

Portanto, quem opta pela holding tem benefícios interessantes para garantir um bom gerenciamento do patrimônio. Viabilizando uma sucessão prática e com a questão dos impostos diferenciada, que é benéfica para todos os envolvidos. 

Vale a pena estruturar uma holding familiar?

A estruturação de uma holding familiar vale a pena em diversos cenários, inclusive, quando um dos participantes é uma pessoa que tem boa capacidade de administração patrimonial.

De modo que, todos os envolvidos possam ser beneficiados pela gestão assertiva que potencializa resultados de cada parte do patrimônio.

Uma holding familiar também é muito útil para proteger os bens da família de eventuais cônjuges e processos de sucessão.

Portanto, é útil como uma ferramenta de facilitação do cotidiano de todos os envolvidos que desejam manter o patrimônio da família crescendo com uma administração profissional e qualificada.

Também é possível montar uma holding familiar contratando um administrador profissional para fazer essa gestão.

São Vicente Contabilidade te auxilia a lidar com todos os tipos de holding

A São Vicente Contabilidade tem equipe especializada que te auxilia a lidar com a contabilidade de ambos os tipos de holding.

De modo que, seu patrimônio esteja bem gerenciado, nas mãos de contadores experientes que contribuem positivamente para a proteção de seu patrimônio.

Entre em contato conosco e conheça as soluções de holding familiar e holding patrimonial que podemos oferecer para beneficiar seu patrimônio.

Facebook
Twitter
Email
Print