Contabilidade e controladoria: qual a relação entre os dois?

Em uma realidade onde a excelência na gestão das empresas é a meta a ser perseguida, contar com áreas de apoio ao processo decisório é fundamental. Nesse contexto, dois conceitos surgem na mente do empresário, que muitas vezes não consegue distingui-los bem: contabilidade e controladoria. Afinal, qual a relação entre os dois e por que eles são essenciais aos negócios hoje em dia?

Contabilidade e controladoria são a mesma coisa?

Podemos dizer que contabilidade e controladoria não são a mesma coisa, pois as áreas têm papeis distintos, mas atuam em uma mesma base, que é apoiar estrategicamente na tomada de decisão dos administradores com foco no crescimento do negócio. Tanto o contador quanto o controlador são extremamente importantes no cenário empresarial, especialmente em um mercado tão competitivo quanto o atual.

Como definimos a atuação da controladoria e a contabilidade?

A contabilidade é obrigatória e indispensável para as pessoas jurídicas (com exceção do MEI), de acordo com a Lei 6.404/1976. Ela é considerada a ciência que visa estudar as variações quantitativas e qualitativas, em determinado período, que ocorreram no patrimônio da empresa. Dessa forma, faz parte dessa análise, os registros de entradas e saídas no fluxo de caixa, por exemplo.

Extrair informações relevantes, mensurar dados, números e testar a veracidade deles são parte dos objetivos da contabilidade, além de condensar tudo em relatórios contábeis para comunica-las aos gestores. Ela é vista, também, como importante aliada nos procedimentos fiscais, legais e trabalhistas de uma empresa, pois lida com tributos, impostos e obrigações exigidas pelo Fisco.

a controladoria é definida, na teoria, como um ramo da contabilidade ou até mesmo como a sua evolução. Um departamento de controladoria é aquele responsável pela coordenação do planejamento estratégico, do orçamento da empresa e pelo processo ininterrupto de geração de informações úteis ao embasamento dos administradores. Por esse motivo, percebe-se que o controlador (ou controller) é um profissional que possui estreita relação com a administração.

A controladoria possui a função estratégica de coordenar os esforços dos gestores de cada área, garantir o cumprimento dos objetivos e metas definidos pela empresa, além de assegurar sua competitividade no mercado bem como o seu crescimento. O papel dessa área é ainda mais importante nos momentos de crise, já que ela possui todo subsídio para traçar o panorama sobre a situação financeira atual do negócio.

Qual a relação entre contabilidade e controladoria?

Enquanto o contador registra e consolida as informações relevantes para o negócio, em um nível mais operacional, o controlador utiliza os relatórios com dados consolidados para a coordenação do planejamento estratégico, do orçamento da empresa e das decisões por parte da diretoria. Dessa forma, fica clara a relação entre a área de contabilidade e controladoria.

Como as empresas vêm lidando com controladoria e contabilidade?

Embora seja comum a figura do controlador em grandes corporações, nas micro e pequenas empresas controladoria e contabilidade acabam se fundindo em uma única área, às vezes até em um único profissional. A falta de conhecimentos técnicos e habilidades pessoais na área administrativa, por parte dos gestores de MPEs imprimem certa resistência em entender a importância da controladoria.

As empresas que vem adotando a controladoria em suas estruturas percebem, dentre outros benefícios, o aumento da lucratividade, melhoria no controle de custos/despesas, formação de preços mais adequada, ampliação no número de clientes, maior geração de valor, desenvolvimento de funcionários, diminuição de riscos, aprimoramento de processos, etc.

E a sua empresa, já possui controladoria e contabilidade? Ainda não? O outsorcing pode ser uma boa ideia. Fale conosco!

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