Empresas com boa regularidade tributária podem ter benefícios com o Receita Sintonia
Receita Sintonia promete atendimento prioritário e vantagens fiscais para empresas que cumprem suas obrigações tributárias e aduaneiras.
A novidade foi oficializada por meio da Portaria RFB nº 511, de 19 de fevereiro de 2025, publicada no Diário Oficial da União (DOU, nesta segunda-feira (24).
Quem pode participar do programa?
O piloto do Programa Receita Sintonia abrange pessoas jurídicas ativas que, no momento da classificação, estejam enquadradas nas seguintes condições:
Por outro lado, não podem participar:
Como funciona a classificação dos contribuintes?
A classificação dentro do Programa Receita Sintonia será realizada mensalmente, com base nos seguintes domínios de avaliação:
.
Os contribuintes receberão notas mensais e uma classificação final de acordo com seu nível de conformidade tributária:
Apenas os contribuintes com, no mínimo, 36 notas mensais apuradas podem ser classificados como “A+”.
Benefícios para Contribuintes com Maior Conformidade:
Os participantes que atingirem a classificação “A+” terão direito a diversas vantagens, como:
Quando o programa entra em vigor?
O piloto do Programa Receita Sintonia tem início nesta segunda-feira (24). A partir dessa data, os contribuintes classificados em “A+” terão acesso imediato às suas notas mensais e ao resultado da classificação. Já os demais grupos serão informados em datas escalonadas:
Os contribuintes com classificação “A+” terão seus nomes divulgados mensalmente no site oficial da Receita Federal, enquanto os demais terão acesso apenas às próprias notas e classificações.
.
.