Contador gerencial: 3 formas inteligentes de escolher o certo

  1. contador gerencial

Você sabe o que é um contador gerencial? Esse profissional vem se tornando essencial dentro das empresas e, por isso, saber escolher a pessoa certa para a função é muito importante.

Esse especialista não é apenas um responsável pelas finanças e pelos pagamentos de tributos de uma empresa. O papel do contador gerencial é atuar como um conselheiro para os responsáveis pela tomada de decisão.

O contador com foco gerencial reúne dados e documentos para ajudar a elucidar a situação da empresa e elaborar planos. Assim, com base nesses dados, os gestores podem criar metas mais realistas e evitar problemas financeiros.

Para você entender melhor todas as vantagens de trabalhar com um contador gerencial, separamos alguns benefícios do cargo.

Vantagens de ter um contador gerencial

Contribui para o crescimento da empresa

Com a análise precisa de um contador gerencial criar um plano de crescimento para a empresa se torna muito mais realista e efetivo.

Ajuda no planejamento a curto e longo prazo

Todos os planos e metas de uma empresa devem ser desenvolvidos a partir da situação atual do negócio. A visão contábil ajuda a entender o momento financeiro e quais os passos mais importantes.

Reduz gastos

Esse profissional também ajuda a encontrar pontos que podem ser mais econômicos e ainda situações de desperdício.

Apresenta as melhores alternativas

Melhorias na atuação do mercado, definição de preços e outros detalhes podem ser discutidos tendo ainda o auxílio de um contador gerencial.

Auxilia no processo de tomada de decisão

Encontrar fornecedores e definir as melhores propostas nem sempre é simples, principalmente a longo prazo. A análise de um contador com foco gerencial define com mais certeza as melhores opções para o momento da empresa.

Veja abaixo 3 formas de escolher o profissional certo para a sua empresa.

1- Escolha um profissional especializado

Como falamos, o trabalho de um contador gerencial não é o mesmo que o de um contador fiscal. Por isso, a busca para esse cargo precisa ser por profissionais especializados na área e com conhecimento nesse tipo de projeto.

O especialista deve saber lidar com o público interno e externo, analisar as finanças de diferentes setores, ajudar com cotações e ainda auxiliar na tomada de decisão. Seu papel é de colaborador direto para a diretoria e gestores, então, saber lidar com pressão também é importante.

Se conseguir alguém que tenha experiência como contador gerencial no seu setor de atuação o resultado será ainda mais positivo.

2- Procure um contador atualizado

O trabalho de um profissional de contabilidade gerencial é bem mais dinâmico do que podemos imaginar. As mudanças em taxas de juros, tributos e outros detalhes fiscais podem acontecer de uma hora para outra e seu contador deve sempre estar atualizado.

Um profissional que realiza cursos de especialização ou até mesmo de aprimoramento é uma excelente opção para o cargo. Afinal, essa função não pode ser realizada por pessoas que buscam comodidade.

3- Contrate um contador gerencial de credibilidade

Um contador tem acesso a todas as finanças da empresa e dados muito importantes. Já o contador gerencial ainda tem contato direto com diretoria e questões sigilosas. Por isso, é muito importante que seja um colaborador com credibilidade e confiança.

Encontrar um especialista com essas características sem conhecer seu histórico profissional pode ser complicado. Uma alternativa para isso é contratar uma empresa que presta o esse tipo de serviço.

A São Vicente Contabilidade é uma empresa de credibilidade. Ela atua com profissionais qualificados, experientes e prontos para atender todas as necessidades da sua empresa de maneira personalizada.

Entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre nosso serviço de contabilidade gerencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.