Imposto de renda pessoa física (IRPF): entenda sobre aluguel

  1. imposto de renda pessoa física sobre aluguel

O Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) precisa ser declarado todos os anos. Por isso, quem recebe ou paga mensalmente valores de aluguéis precisa estar atento.

Tendo em vista que, a declaração do valor deve constar no IRPF para evitar cair na malha fina. Por isso mesmo, nós trouxemos dicas e informações para te auxiliar em relação ao preenchimento dos dados.

Quem declara imposto de renda pessoa física sobre aluguel?

Todo brasileiro que mora de aluguel deve declarar o valor pago mensalmente. O objetivo ao declarar o valor pago é que a Receita Federal faça a conferência. Ela irá checar se o seu imposto é condizente com o valor recebido pelo dono do imóvel, que também precisa declarar.

Deixar de declarar os valores pode fazer com que a sua declaração caia na malha fina. Portanto, é preciso informar todos os valores pagos em 2022 no seu IRPF 2023.

Vale a pena ter consigo todos os comprovantes dos pagamentos. Dessa forma é possível fazer o cálculo de todo o valor pago e preencher a declaração corretamente.

De modo que, o valor esteja correto e não tenha problemas em relação à Receita Federal por ter esquecido de declarar o valor ou ter feito o preenchimento equivocado.

Aluguéis de temporada também precisam ser declarados

Um ponto que muitos brasileiros desconhecem é que, eventuais despesas com aluguéis por temporada também precisam ser declaradas.

Quem é proprietário de imóvel de temporada precisa ser rigoroso ao declarar todos os valores recebidos pela propriedade ao longo do ano.

Afinal, não é raro que o proprietário que vive de hospedagens por temporada, como Airbnb ou locação em outros meios, também acabe caindo na malha fina por não fazer a correta declaração.

O dono do imóvel precisa declarar com atenção para alguns aspectos

O dono do imóvel que aluga, seja por temporada ou por contrato fechado, precisa declarar o valor líquido obtido com a locação.

Isso significa dizer que é necessário deduzir do valor recebido total os gastos com condomínio e IPTU. Justamente para que não ocorra uma tributação sobre valores que foram destinados ao pagamento dos custos com o imóvel.

É importante ter o registro detalhado de todos os valores para que os dados possam ser devidamente preenchidos em sua declaração.

De modo que, o imóvel possa ser uma fonte de renda sem que a locação traga nenhum tipo de problema para seu IRPF.

São Vicente Contabilidade: tenha especialistas lidando com seu IRPF

Tenha bons profissionais lidando com sua declaração de Imposto de Renda Pessoa Física sobre aluguel.

Na São Vicente Contabilidade você conta com um time de especialistas. Tudo para cuidar de cada detalhe de seu Imposto de Renda Pessoa Física.

De modo que, possa aproveitar todos os benefícios de ter o documento corretamente preenchido. Assim, será possível usufruir da tranquilidade de declarar dentro do prazo e com qualidade de informações.

Afinal, cair na malha fina é desgastante e problemático. Portanto, vale a pena fazer o correto preenchimento visando evitar aborrecimentos posteriores.

Entre em contato e solicite seu orçamento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *