O que é lucro real arbitrado? Entenda agora como funciona

  1. lucro real arbitrado

Saber o que é lucro real arbitrado é importante para compreender a dinâmica de declaração do imposto de sua empresa.

Nós iremos explicar com detalhes o que é lucro real arbitrado e presumido. De modo que, possa entender como funciona e ser assertivo em sua declaração de impostos.

Afinal, quando o empresário não tem uma equipe contábil que o ajude ou comete erros no processo de declaração, acaba tendo uma série de desvantagens.

Por isso mesmo, ter informação de qualidade é fundamental para evitar eventuais problemas fiscais e tributários. Confira a seguir.

O que é lucro real arbitrado?

O lucro real arbitrado é entendido como uma base de cálculo da declaração de imposto de renda da pessoa jurídica.

Frequentemente, essa base é adotada por iniciativa do fisco, entretanto, a empresa também pode adotar o modelo.

O que acontece é que, o lucro real arbitrado não é um modelo tributário. Ele pode ser aplicado somente em hipóteses descritas na Lei, que são estabelecidas de acordo com alguns critérios definidos.

O dispositivo está vedado em seu uso indiscriminado. Portanto, é preciso saber quando o lucro arbitrado pode ser usado em sua empresa.

Quando o lucro real arbitrado pode ser aplicado?

O modelo é usado geralmente quando não é possível definir o desempenho financeiro. Nesses casos, é possível usar o lucro real arbitrado.

Por isso mesmo, o método pode ser aplicado até mesmo pelo fisco. Muitas vezes, ele faz a aplicação por conta própria garantindo que consiga apurar os impostos devidos.

Geralmente, o lucro arbitrado é aplicado quando a empresa deixa de cumprir com uma das obrigações acessórias, relativas ao cruzamento de dados de compra e vendas.

Dessa forma, poderá ocorrer o lucro real arbitrado para que o imposto seja cobrado. Além disso, quando o lucro presumido é escolhido de forma equivocada pelo empresário, o fisco também tende a recorrer a esse regime.

De modo que, seja possível realizar a devida cobrança, com base na presunção do lucro da empresa que é estabelecido de acordo com sua atividade.

Quando a empresa não comprova por meio de livro contábil ou outros documentos a sua movimentação, o lucro real arbitrado pode ser usado.

O objetivo é que a empresa não seja favorecida por deixar de prestar informações aos órgãos competentes. Portanto, é um método interessante de evitar a sonegação fiscal.

São Vicente Contabilidade: conte com contadores qualificados para sua empresa

Precisa de contadores confiáveis e experientes com lucro real e lucro presumido de empresas de médio e grande porte em São Paulo? Conte com a equipe da São Vicente.

Nossos contadores são qualificados e experientes para te auxiliar em todas as demandas contábeis de sua empresa.

Entre em contato, conheça nossas soluções e aproveite ao máximo ter uma empresa confiável auxiliando seu negócio.

Afinal, o crescimento de sua empresa depende de uma série de boas decisões. Portanto, contar com uma equipe de experts auxiliando na parte tributária é uma das melhores escolhas para impulsionar seu negócio rumo ao crescimento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *