Multa SPED contribuições: o que é e como evitar problemas

  1. multa SPED contribuições

Já ouviu falar em multa SPED contribuições? Esse tipo de taxa é cobrada quando há erro ou atraso no envio do arquivo EFD. Para evitar esse tipo de problema é preciso conhecer mais sobre o seu funcionamento.

O SPED é uma obrigação mensal que toda empresa, que não seja do regime simples nacional, precisa cumprir. Basicamente é o envio do EFD, um arquivo onde constam todas as tributações, notas fiscais e detalhes contábeis da empresa do mês vigente.

Ao enviar esse arquivo, a Receita Federal realiza uma conferência que valida os dados informados. Quando ocorrem divergências entre os dados, a multa SPED contribuições é gerada.

Para evitar esse tipo de cobrança em sua empresa, vamos te apresentar mais informações sobre o SPED.

O que é módulo EFD Contribuições?

O módulo EFD contribuições é um arquivo enviado mensalmente ao SPED como comprovante de toda a movimentação dentro da empresa. Nele são adicionados dados como: despesas, custos, encargos, notas fiscais e ganhos.

Esse arquivo deve ser gerado individualmente por cada filial de uma mesma empresa. Já outros dados, como a escrituração digital da contribuição previdenciária sobre a receita bruta, devem ser incorporados ao documento da matriz.

Existem alguns programas contábeis que ajudam na criação do arquivo EFD contribuições. Porém, agora até mesmo no site da Receita Federal é possível encontrar um programa para a criação do seu EFD.

O que causa multa de SPED e qual o valor cobrado?

De acordo com site oficial do SPED, do Governo Federal, as causas da multa SPED contribuições são três: atraso no envio, erros no envio ou divergência nas informações.

Os erros ou omissão de informações são os que geram maior valor de multa, já a perda do dia de envio causa multa por dia de atraso.

Atraso no envio do SPED

Multa de 0,2% do valor da receita bruta correspondente ao período analisado. Esse valor é cobrado por cada dia de atraso e não pode ultrapassar 1% da renda bruta no período.

Divergência de dados

Multa de 5% do valor total da operação. O limite máximo dessa multa SPED contribuições é de 1% da receita bruta no período da escrituração.

Erros no envio

Multa de 0,5% sobre o valor da receita bruta do período correspondente para todos que não atenderem às especificações quanto ao envio do SPED.

Como evitar a multa SPED?

Analisando os valores cobrados pela multa SPED contribuições entendemos o quanto é importante evitar esse tipo de erro. Afinal, o valor pode ser significativo para o montante total da empresa.

Para garantir o preparo e envio correto do EFD contribuições é indispensável ter a ajuda de um especialista contábil. Isso porque no envio do documento é preciso que os dados fiscais e contábeis estejam muito alinhados.

Da mesma forma que manter os padrões exigidos e saber corrigir erros ajuda a evitar problemas de multas. A consultoria de um profissional gera uma grande economia de gastos mensais com pagamento de taxas desnecessárias.

A São Vicente Contabilidade é uma empresa especializada em Multa SPED contribuições e em como evitá-la.

Então, entre em contato com nossa equipe e conheça mais sobre os nossos serviços prestados.

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *